fbpx
Tesla: Saiba que é o Bioweapon Defense Mode

Tesla: Saiba que é o Bioweapon Defense Mode

A poluição do ar tem um impacto significativo na saúde publica. A OMS (Organização Mundial de Saúde), considera que este é o maior risco ambiental e para a saúde, com mais de três milhões de mortes todos os anos, como resultado da qualidade do ar. Isto é mais do dobro das pessoas que morrem em acidentes na estrada!

 

Tesla Model X
Tesla Model X

Para a marca Tesla a saúde e a segurança são fatores muito importantes, onde uns adulteram resultados outros inovam e resolvem problemas que levam à melhoria da qualidade de vida dos utilizadores dos seus veículos. Assim como os veículos Tesla foram projectados para proteger os seus ocupantes surgiu também esta questão da qualidade do ar, principalmente enquanto está no transito em hora de ponta.

Com inspiração em sistemas de filtração do ar utilizados nos hospitais e pela industria espacial, foi desenvolvido um sistema de filtração a que deram o nome de HEPA que é capaz de extrair do ar contaminantes proveniente do exterior do veículo, bactérias, pólen, poluição que antes de entrar no veículo é filtrado várias vezes para eliminar qualquer vestígio dessas partículas. O resultado final é um sistema de filtração centenas de vezes mais eficiente do que os típicos filtros utilizados nos veículos.

Este sistema de filtração de ar foi colocado à prova em ambientes reais em auto-estradas durante as horas de ponta, em pântanos fedorentos, aterros e pastagens. Para garantir que o sistema de filtração captura com sucesso partículas de materiais como gases poluentes finos, bactérias, vírus, pólen e esporos de mofo.

Na próxima fase então decidiram levar as coisas mais alem e testar o sistema completo em ambiente controlado para medir com precisão e acompanhar atentamente as condições atmosféricas, bem como outros fatores.
O Model X foi colocado dentro de uma grande bolha contaminada com níveis extremos de poluição, isto é, níveis de 1000 µg/m³ quando o limite saudável vai até aos 12 µg/m³. Então foram fechadas as portas e ativado o “Bioweapon Defense Mode” ou Modo de Defesa de Armas Biológicas.

 

Tesla
Tesla

A imagem em baixo mostra a evolução dos níveis de poluição no interior do veiculo dentro da bolha. Em menos de dois minutos o sistema de filtração HEPA no Model X tinha diminuído os níveis de poluição desde valores perigosos (1000 µg/m³) para níveis tão baixos que são quase indetetáveis.

Tesla Bioweapon Defence Mode
Tesla Bioweapon Defence Mode

O sistema de filtração não apenas limpou o ar no interior do veículo como nos minutos que se seguiram começou a limpar o ar do exterior e reduziu os niveis em 40% dentro da bolha. Por outras palavras este sistema de filtração não é uma manobra de Marketing mas uma declaração bastante real. Você pode literalmente sobreviver a um ataque biológico de nivel militar sentado no seu carro, se o seu carro for um Tesla.

Espero que tenha gostado deste artigo, não se esqueça de nos adicionar nas redes sociais para receber notificações dos novos artigos, deixe a sua opinião, sugestão ou comentário e até à próxima.