fbpx
Saiba como Economizar Energia Elétrica
Anton Fomkin

Saiba como Economizar Energia Elétrica

A energia elétrica é indispensável ao dia-a-dia de qualquer ser humano e quanto mais a tecnologia avança mais somos dependentes da energia. No entanto, é necessário uma boa atitude no quotidiano quer para combater o desperdício quer para economizar energia elétrica. Como vai ver em seguida, pequenas atitudes podem fazê-lo economizar um bom dinheiro em energia elétrica.

Em seguida vamos deixar alguns conselhos que poderá utilizar para principalmente conseguir economizar energia elétrica.

Veja também: 10 Dicas para Economizar Energia em Casa

Televisão e Máquina de Secar Roupa

Os eletrodomésticos são aparelhos que por norma consomem bastante energia elétrica, ainda assim dependendo da classificação energética que tenham.

Evite deixar a televisão ligada quando sai de casa ou quando simplesmente ninguém está a usufruir dela. Muitas pessoas tem por habito terem a televisão a fazer ruído de fundo, saiba que esse barulho de fundo está a custar caro. Se puder, troque a televisão por um pequeno radio.

Outro eletrodoméstico que consome muita energia elétrica é o ar condicionado, por isso nunca se esqueça de desligar o aparelho sempre que já não necessitar dele. Tenha também em atenção que não adianta ter ar-condicionado e ter janelas abertas.

Sempre que o tempo permitir poderá trocar a máquina de secar roupa pelo estendal da sua varanda. Desta forma, além de economizar energia elétrica e dinheiro, está a contribuir para a redução de gases causados pela lavagem.

Banho, Chuveiro e Lâmpadas

Ao trocar a luz artificial pela luz natural vai conseguir economizar energia elétrica. Por isso, tente organizar o seu espaço para conseguir aproveitar a luz natural da melhor forma, evitando assim a iluminação artificial. Mesmo aproveitando a luz natural aconselhamos que mude as suas lâmpadas para lâmpadas regulares com fluorescentes compactas (LFC) ou lâmpadas de LED. Por norma, as lâmpadas LED são mais caras do que as LFC, no entanto duram mais tempo.

Comece a reduzir também o tempo de banho diário ao mínimo possível, visto que um mês de banhos pode equivaler a um consumo de energia de 4KW/H Dia. Além de reduzir o tempo dos seus banhos, aconselhamos a optar por banhos de chuveiro em vez de banheira.

Computador e Smartphone

É uma boa opção utilizar os recursos de economia de energia sempre que não está a utilizar o computador, desta forma coloque-o em espera ou apenas o desligue. Além disso, evite deixar o monitor, impressora ou as colunas ligadas quando não estão a ser utilizadas.

Muitas pessoas têm o hábito de deixar o smartphone a carregar durante toda a noite, contudo esse hábito é péssimo. Apenas deverá deixar o smartphone ligado à energia elétrica até este carregar totalmente a bateria. De notar que com o avançar da tecnologia os aparelhos são mais eficientes e utilizam medidas de poupança de energia. No contexto do smartphone a realidade é que a grande maioria deles depois de terem a bateria carregada ficam a consumir energia residual, isto é, em quantidade tão ínfima que levaria o ano todo para gastar 1€ ou um valor em torno disso, ainda assim é um consumo a evitar.

Aquecimento e Refrigeração

Primeiro de tudo deve certificar-se que a sua casa está bem isolada pois, caso contrário, poderá estar a desperdiçar energia elétrica. Para isso, aconselhamos que peça a um empreiteiro para verificar o estado de isolamento de sua casa.

Este post tem um comentário

Comentários estão bloqueados.

Fechar Menu