Como Reduzir o Consumo do Ar-condicionado

Como Reduzir o Consumo do Ar-condicionado

O ar-condicionado é um aparelho muito usado durante o verão. Embora ele seja muito útil para refrescar o ambiente detro da nossa casa, caravana, entre outros, o ar-condicionado é um equipamento caro que só pode ser adquirido por pessoas com boas condições financeiras.

O ar-condicionado pode ficar bastante dispendioso, porque além ser um equipamento dispendioso, gasta muita energia elétrica e é bastante evidente quando recebemos a fatura pela primeira vez desde que o ar-condicionado fora instalado. Para quem já tem um ar-condicionado ou pensa em comprar um, aqui vão algumas dicas para diminuir o consumo do ar-condicionado.

Como reduzir o consumo do ar-condicionado

Trocar as lâmpadas – Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes com maior eficiência energética auxilia na diminuição do consumo do ar-condicionado. As lâmpadas incandescentes produzem maior calor do que luminosidade.

Livre-se dos carpetes e tapetes – Um ambiente com carpetes e tapetes costuma ser mais quente, porque ele retém calor por mais tempo e são isolantes térmicos, com isso, o ar-condicionado trabalha mais para refrigerar o ambiente. Prefira pisos e azulejos que deixem os ambientes mais frios.

Desobstrução da saída de ar do ar-condicionado – Procure não bloquear a saída de ar do ar-condicionado, porque o termostato do aparelho ficará descontrolado, nesse caso o consumo de energia aumenta e a temperatura de conforto demora mais para ser atingida.

Proteja o ar-condicionado do sol – Tente evitar que a parte externa do ar-condicionado fique exposta diretamente ao sol, porque isso causará um aumento da temperatura do aparelho, fazendo com que ele liberte menos calor para o ambiente, assim ele ficará com o compressor mais tempo ligado, aumentando o consumo de energia.

Mantenha portas e janelas fechadas – Portas e janelas abertas facilitam a entrada do calor nos ambientes onde o ar-condicionado está instalado. Isso faz com que o compressor funcione por mais tempo, mais uma vez, aumentando o consumo do aparelho.

Conheça: Melhores cursos de Energia Solar

Limpeza e manutenção do ar-condicionado – Limpe sempre os filtros do seu ar-condicionado, porque obstrução causada pelo pó e pequenos detritos impedm que o ar circule livremente e aumenta o consumo do ar-condicionado. Na limpeza periódica deve estar incluída a limpeza do condensador, é muito importante retirar completamente qualquer substância usada na lavagem para evitar a corrosão do aparelho.

Modelo certo – Para reduzir o consumo do ar-condicionado, escolha um modelo com o selo de economia de energia e dê preferência aos modelos que contam com recursos de programação, como o temporizador.

Local – Instale o aparelho num local com boa circulação de ar, isso fará com que o ar-condicionado trabalhe menos.

Temperatura correta – Evite programar o ar-condicionado para temperaturas muito frias, pois para economizar energia e diminuir o consumo do aparelho a dica é regular a temperatura entre 22ºC e 24ºC.

Desligar o aparelho – Sempre que se ausentar por muito tempo do ambiente onde está instalado o ar-condicionado, desligue o aparelho.

Longos períodos – Se quer usar o ar-condicionado por longos períodos, a melhor opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, pois esse sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor conforme a necessidade.

Como podemos ver, reduzir o consumo do ar-condicionado não é difícil, basta seguir as dicas acima e ficar atenta ao aparelho. É muito importante manter o ar-condicionado sempre limpo e desligá-lo quando não for usá-lo, porque gastar energia não é só pessimo para o seu bolso, mas também para o nosso planeta.

Como Reduzir o Consumo do Ar-condicionado

Dicas para adquirir um ar-condicionado

Antes de comprar um ar-condicionado, faça pesquisas nas lojas para conhecer todos os modelos disponíveis e seus preços.
Uma boa dica é adquirir um ar-condicionado de uma marca conhecida e que tenha assistência técnica próxima da sua casa, assim se ocorrer algum problema com o aparelho antes de terminar o tempo de garantia, poderá levá-lo para consertar sem dificuldades.

Compre um ar-condicionado de acordo com o espaço que tem disponível na sua casa ou empresa, porque muitas pessoas compram aparelhos grandes para colocar em espaços pequenos, pensando que eles são mais potentes do que os aparelhos menores, no entanto, a potência do ar-condicionado não é medida pelo seu tamanho.

Depois que instalar o aparelho, tenha cuidado para que crianças e outras pessoas nã mexam nele, pois podem danificá-lo ou levar um choque.

Ao adquirir o aparelho, contrate um profissional para fazer a sua instalação, com isso, poderá usar seu ar-condicionado sem preocupação.

Portanto se vai comprar um ar-condicionado ou já tem, siga as dicas acima para reduzir o consumo e aproveitar o ambiente agradável sem gastar muito.