5 Mudanças de Hábitos: Poupar Energia e Dinheiro

5 Mudanças de Hábitos: Poupar Energia e Dinheiro

poupar energia e dinheiro

Saiba como poupar energia a fazer simples mudanças de hábitos no seu dia-a-dia?

Para isso vamos mostrar aqui 5 Mudanças de Hábitos para Poupar Energia e Dinheiro. Geralmente quando adotamos hábitos que nos ajudam a poupar dinheiro também ajudamos o ambiente no processo, mas por vezes não é bem esse o caso.

Se é pai ou mãe provavelmente percebe a importância e coloca em prática algumas destes hábitos que ajudam a poupar energia e dinheiro. Ensinar os nossos filhos estas alternativas enquanto são novos é muito importante e se as crianças soubessem a proveniência das coisas e como o mundo funciona provavelmente estariam mais que incentivados a continuar estes hábitos pelas sua vida fora. Se não é pai ou mãe este artigo também é para si!

 

5. Mude a iluminação da sua casa para LED

ceiling-lamp

Isto não parece ser uma mudança de hábito, no entanto, uns mais, outros menos, mas todos nós temos por hábito adquirir lâmpadas ditas mais eficientes, mas de eficientes tem pouco ou nada têm. Esta mudança de hábito consiste em cada vez que uma lâmpada se funde aproveitar e mudar para uma lâmpada LED, o investimento não custa tanto e quando tiver a casa toda a lâmpadas LED vai poupar bastante. As lâmpadas LED podem ser um pouco mais caras que as comuns mas ao fazer essa mudança vai poupar bastante energia e com o passar do tempo vai recuperar o dinheiro investido. As lâmpadas LED duram 10 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes, não produzem tanto calor e não precisam aquecer para produzir a iluminação que é suposto.

 

Artigo Relacionado: 10 Dicas para Economizar Energia em Casa

economizar energia

 

4. Hábitos de Lavar e Secar Roupa

laundry

Sempre que possa lembre-se de usar agua fria na lavagem da sua roupa e evite usar o secador de roupa completamente e muito menos se estiver um belo dia de sol e calor e tem possibilidade de colocar a roupa a secar no estendal. A maior parte da energia que consome a lavar roupa vem do aquecimento da água, pondo a lavagem a frio pode gastar até menos 90% dos custos de energia.

 

3. Coma Menos Carne

abstract-burger

Todos os anos em Portugal são consumidos mais de 100 kg de carne, por pessoa. O problema com o consumo de carne é que este causa problemas no organismo humano bem como no meio ambiente. A fim de fazer um hambúrguer são necessários 3 Kg de ração, 52 litros de água e mais de 1000 BTU’s de combustíveis fosseis.

No total, as emissões de metano por animais de exploração respondem por 28% das emissões globais. Além de todos esses fatos climáticos (que provavelmente não vai impedi-lo de comer carne de qualquer maneira, vamos ser honestos), que estão a ser mostrados, a carne processada pode causar problemas cardíacos, ao substituir o bife por um hambúrguer de feijão preto de vez em quando reduz bastante nas emissões e reduz os riscos de ter problemas cardíacos no futuro.

 

2. Desligue a TV antes de adormecer

sofa

Se tem por hábito adormecer com a televisão ligada saiba que se a sua televisão for recente talvez gaste até 100W, se for esse o caso e se a televisão estiver ligada um mínimo de 4 horas por noite estamos a falar de aproximadamente 35€ ao ano. No entanto se a sua televisão for mais antiga poderá gastar 4 vezes mais.

Se adormecer em frente da televisão for o seu ritual noturno então compensa adquirir um televisão mais recente porque essas são mais eficientes em termos energéticos e em poucos anos está paga apenas com o que poupa.

 

1. Tomadas Inteligentes

TBWABusted
TBWABusted

Os equipamentos também consomem energia enquanto em stand-by ou enquanto tem todos os aparelhos aparentemente desligados. O que estas tomadas inteligentes fazem é desligar todos os aparelhos quando um aparelho especifico é desligado. Por exemplo, imagine que tem ligado nesta tomada a televisão e a box da TDT, ao desligar a televisão a tomada desliga a box da TDT e ao ligar a televisão acontece o inverso, liga a box da TDT automaticamente. Pode escolher qual o aparelho que quer que comande os restantes. A poupança de uma destas tomadas pode chegar aos 45€/ano ou até mais dependendo do numero de aparelhos que tenha nestas tomadas.

Conclusão:

E assim encerramos mais um artigo que o ajuda a poupar dinheiro e energia na sua residência. Obrigado pela sua visita e se gostou deste artigo não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e pode ainda subscrever a Newsletter para receber todos os nossos artigos no seu email.

Fechar Menu