Melhores Cursos de Energia Solar

Melhores Cursos de Energia Solar

Nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente, por isso uma ótima opção para elas é investir na energia solar, que é natural e não prejudica o planeta.

Para acompanhar esta adoção de energias renováveis são necessários profissionais nestas áreas. Se procura bons cursos para desenvolver capacidades e obter certificações aqui ficam alguns bons exemplos de escolas e cursos que pode tirar com essa finalidade.

 

Introdução à Energia Solar

A energia solar, como o nome já diz, é a energia elétrica produzida pela luz do sol e pode ser produzida não só nos dias de sol quente como também em dias chuvosos e nublados, porém quanto mais forte for a luz solar, mais energia será produzida.

O processo de conversão da energia solar para residências e empresas utiliza células fotovoltaicas feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar entra em contato com uma célula fotovoltaica os elétrons presentes no material semicondutor movimentam-se, gerando assim energia.

Hoje no mundo a energia solar é a terceira mais importante, perdendo apenas para a hidráulica e eólica. Mais de cem países usam a energia solar e a tendência é apenas em aumentar estes números.

Como o mercado da energia solar está em constante crescimento, muitas pessoas estão à procura de cursos para se especializar nesse tipo de energia para assim poder oferecer os seus serviços e ganhar um bom dinheiro.

São muitos os cursos que ensinam como trabalhar com a energia solar, mas alguns são conhecidos por serem melhores que outros, convido-o(a) a analizar cada um e escolher aquele que mais cumpre com os seus objetivos.

 

Curso de Energia Solar

Master. D

Este curso é principalmente direcionado a todos os interessados em aprender as técnicas de instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos, bem como todo o seu planeamento ou manutenção. Além de Energia Solar, o curso de energia solar abrange áreas como: Biomassa, Energia Hídrica, Eletricidade, Desenho Técnico, Higiene e Segurança no Trabalho.

O curso desenvolve importantes capacidades nos seus alunos, como por exemplo capacidades comercias; orçamentistas; e capacidades mais técnicas como serem capazes de instalar sistemas solares térmicos e fotovoltaicos; planeamento e manutenções; entre outras capacidades.

A Master. D é uma organização certificada, por isso, de acordo com a legislação em vigor, todos os alunos que concluírem o curso de energia solar obtêm um certificado.

 

Curso de Energias Renováveis

Master. D

Este curso tem uma vertente muito semelhante ao anterior, no entanto abrangem também conteúdos mais teóricos e descritivos das energias renováveis.

 

Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis (EGER)

ISEL

Fortemente recomendado a quadros de empresas com atividades nas áreas das energias renováveis ou até mesmo estudantes com gosto pela área que tenham terminado Licenciatura/Mestrado. O facto desta pós-graduação em energias renováveis ser em regime pós-laboral permite a todos os interessados já trabalharem.

O grande objetivo da pós-graduação é desenvolver competências na área das energias renováveis e da economia, juntando a gestão de energia com o ambiente. O valor da propina é 2.400€, no entanto já está incluído todos os módulos do curso de energias renováveis, o projeto final ou estágio, seminários e visitas.

 

Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia

Universidade Lusófona do Porto

A licenciatura de sistemas de energia pretende formar técnicos de nível superior com uma formação sólida. Todos os estudantes que concluem esta licenciatura estão aptos a exercer instalações elétricas; diagnósticos, auditorias e manutenções técnicas de apoio às energias renováveis; consultoria de desenvolvimento; entre outras coisas.

 

Master em Energias Renováveis

Business School

Este mestrado em energias renováveis conta com um total de 720 horas e com uma modalidade de E-Learning. É muito recomendado quer para licenciados que dão preferência a áreas técnicas-científicas quer para profissionais experientes que pretendam aprofundar ainda mais os seus conhecimentos.

Um estudante depois de concluir com sucesso o Master em Energias Renováveis poderá exercer funções como projetista de instalações solares fotovoltaicas e eólicas; manutenções de instalações solares fotovoltaicas e eólicas; gerir operações; entre outras funções que pode desempenhar.

 

Curso de Energia Solar Fotovoltaica

CEAC

Se até aqui foram os combustíveis fósseis que asseguraram a maior parte da produção de energia elétrica, num futuro não muito longínquo vai ser a energia solar a principal fonte de produção de energia elétrica.

No final do curso de energia solar fotovoltaica todos os formandos vão ser capazes de instalar, programar, manter e reparar sistemas solares fotovoltaicos. Poderá exercer funções como técnico de projeto ou até mesmo na área comercial de empresas.

 

 

Dicas para se tornar um profissional

Para se tornar um técnico de energia solar para poder instalar ou fazer a manutenção das placas, é preciso ter qualificação, por isso a primeira coisa a fazer é escolher uma das opções e prosseguir com a aquisição de competências.

É essencial levar o trabalho a sério, porque com energia não se brinca.

Depois que se tornar um profissional qualificado já pode começar a oferecer os seus serviços.

Se pretender trabalhar numa empresa, procure um estabelecimento conhecido e que ofereça serviços de qualidade, mas se decidir trabalhar sozinho, não se esqueça de adquirir a roupa adequada e todos os equipamentos de proteção, assim realizará um bom serviço e não arriscará a sua vida.

A energia solar está a gerar milhares de empregos no mundo todo. A energia solar daqui a alguns anos será a mais utilizada no mundo, porque a energia solar é ilimitada e pode sim fazer parte da vida de todos. Não perca a oportunidade!

 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

Fechar Menu