Skip to main content

Energias Renováveis – Vantagens e Desvantagens

Vamos abordar aqui algumas Vantagens e Desvantagens da utilização de energias renováveis bem como alguns pormenores em torno deste assunto, tais como o emprego, a importância da utilização de energias renováveis, entre outros. Vamos começar com uma pergunta simples.

 

O que são Energias Renováveis?

Energias Renováveis são aquelas que são diretamente regeneradas ou reabastecidas pela natureza nos seus processos normais, de preferência que consigam regenerar ou reabastecer mais depressa que o consumo humano. Estas energias apresentam-se como alternativas ao uso de fontes tradicionais de energia como o gás natural, as centrais hídricas, o carvão mineral e obviamente o petróleo. As Energias Renováveis tem a grande vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental ou mesmo de não ter qualquer agressão ambiental.

Podem ser aproveitadas através das seguintes formas:

  • Radiação Solar (Painéis Solares Fotovoltaicos e Painéis Solares Térmicos ou Coletor Solar)
  • Ondas do Mar e Marés, também chamada de Maremotriz (energia contida no movimento das ondas e marés)
  • Ventos (moinhos e geradores eólicos)
  • Matéria orgânica e animal (Biomassa, Biocombustível)
  • Calor nas camadas a baixo da superfície da terra (Geotérmica)
  • Rios (Hidráulica)

 

 

 Vantagens e Desvantagens

Em maior detalhe, mostrando algumas das Vantagens e Desvantagens

Painéis Solares Fotovoltaicos:

  • Energia obtida através da luz solar e raios solares, são dispositivos que convertem a energia do sol e energia elétrica através das suas células que criam cargas opostas que posteriormente podem ser utilizadas para injetar na rede ou armazenas em baterias.

Painéis Solares Térmicos:

  • São usados para aquecer agua que depois é utilizada para banhos, aquecimento da casa, aquecimento de piscinas, entre outros. Um sistema bem dimensionado pode chegar aos 70% de redução nos gastos de gás natural.

Ondas do Mar e Marés:

  • A energia das ondas e marés ou maremotriz vem do aproveitamento das ondas oceânicas, é uma energia limpa e se bem aplicada, sem qualquer contra ambiental. Em Portugal a primeira instalação destes equipamentos ocorreu em 2008 ao largo da Povoa de Varzim. É obtida através do movimento das ondas, marés ou de diferença de temperatura nas correntes oceânicas que ocorrem devido à força gravitacional do sol, terra e da lua que causam as marés.

Geradores Eólicos ou Moinhos de Vento:

  • Obtida através da ação do vento, utilizada desde a antiguidade nos moinhos de vento para bombear agua, moer sementes e fazer farinhas, etc. Atualmente é possível ver geradores eólicos ou aerogeradores um pouco por todo o lado e chegam mesmo a produzir 1% de toda a energia gerada no mundo.

Biomassa e Biocombustíveis:

  • Transformação de matéria de origem vegetal e animal, como a cana de açúcar e resíduos da agropecuária e que é posteriormente transformada em energia calorifica e elétrica.

Geotérmica:

  • Energia obtida através do calor abaixo das camadas superficiais da terra que são aquecidas através do magma no seu interior, quanto mais profundo mais calor se obtém e existem zonas chamadas de intrusões magmáticas onde a temperatura é bem maior e são essas as zonas com elevado potencial geotérmico.

Hidráulica:

  • Obtida através na energia contida nos movimentos de massas de água, que pode ser em rios, lagos, através de desníveis e quedas de água. Pode ser convertida em movimentos mecânicos, por exemplo, em rotação de eixos em turbinas hidráulicas ou moinhos de agua.

 

Nem todos os recursos naturais são renováveis e todos eles tem as suas Vantagens e Desvantagens

É importante perceber que nem todos os recursos naturais são renováveis, como por exemplo o carvão ou o petróleo que são removidos da natureza mas que dificilmente se consegue renovar ou reabastecer naturalmente. Foram necessários milhares ou milhões de anos para criar o petróleo e carvão que encontramos hoje na natureza e que consumimos hoje com os nossos veículos como motores de combustão interna.

Recursos Naturais Primários e Secundários

Recursos naturais primários, também reconhecidos como fontes de energia naturais, resultam da extração do recurso diretamente da natureza e que posteriormente é utilizado sem ser transformado, já as fontes secundárias são utilizadas somente após transformação, são processadas e passam de fonte natural primária para secundária antes da sua utilização. Entre as fontes de energia naturais destacam-se a solar, eólica, gás natural, petróleo, carvão mineral, biomassa, oceânica e geotérmica.

As fontes de energia secundária são processadas a partir de fontes primárias, como por exemplo, o carvão mineral, o alcatrão, a gasolina/gasóleo, energia elétrica, vapor, entre outros.

 

 

Importância da Utilização de Energias Renováveis

Dependência:

Um dos pontos mais importantes nas fontes de energias renováveis é que como o nome indica são renováveis e nunca teremos o problema delas acabarem como mais dia menos dia acontecerá com o petróleo e os seus derivados, os países que dependerem de energias não renováveis vão passar grandes dificuldades até que consigam diminuir e eliminar a dependência.

Atualmente a maioria dos países ainda são bastante dependentes da importação de petróleo mas essa dependência está a reduzir, recentemente divulgamos aqui um artigo que fala de como Portugal esteve quatro dias inteiramente a consumir energias renováveis e pouco tempo antes tínhamos falado também da Alemanha que bateu um recorde ao conseguir gerar 87% da sua dependência energética através de energias renováveis e a Dinamarca que passou dos 140% da necessidade do país. Estas são situações cada vez mais frequentes à medida que cresce o investimento neste setor cresce.

Agressão Ambiental:

Outro ponto bastante importante é a questão da agressão ambiental, as energias renováveis são maioritariamente mais limpas uma vez que não produzem CO2 (dióxido de carbono) e outros gases de efeito estufa. Ar mais limpo significa melhorar a qualidade de vida.

Postos de Emprego

As energias renováveis estão cada vez a criar mais postos de emprego e recentemente ficamos a saber que existe mais investimento em energias renováveis nos países em desenvolvimento que propriamente nos países mais desenvolvidos, muito devido à dependência que falamos anteriormente. Este investimento passa muito pela criação de centrais solares, a colocação de geradores eólicos entre outras e também conduzem à investigação em novas tecnologias que nos permitem criar equipamentos mais eficientes. Publicamos aqui de como as energias renováveis empregaram mais de 7 milhões de pessoas apenas em 2014.

Vantagens e Desvantagens da Utilização de Energias Renováveis

Vantagens:

  • Elevado rendimento energético
  • São virtualmente inesgotáveis
  • Melhoram a qualidade de vida
  • Reduzem e eliminam a dependência externa de petróleo
  • Criação de novos postos de emprego
  • Custos elevados inicialmente mas que são mais económicas a longo prazo
  • Podem ser instaladas em áreas de difícil acesso

Desvantagens:

  • Custo inicial
  • Em alguns casos, impacto negativo no meio ambiente
  • Em alguns casos, impacto visual negativo
  • O método de combustão da biomassa não é inteiramente limpo
  • As hidroelétricas causam erosão nos solos
  • Existência de ruído

Conclusão:

Falamos aqui do que são energias renováveis, que nem todos os recursos são renováveis e quais, falamos de como aproveitar as várias formas de energias renováveis, falamos da importância da utilização de energias limpas e renováveis, falamos da existência de recursos primários e secundários que podem ser utilizados logo após a sua extração ou após processamento, falamos do emprego neste setor e por ultimo falamos das vantagens e desvantagens nas energias renováveis.

Espero que tenha gostado, o intuito deste artigo é de ser informativo e talvez até ajudar quem esteja no processo de criação de trabalhos para a escola. Muito ainda podia ser dito e espero pelos vossos comentários para saber o que querem que eu adicione a este artigo. Obrigado pela sua visita e até à próxima.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!