Skip to main content
aerogeradores

Energias Renováveis durante 4 Dias em Portugal

 

Foram cerca de 107 horas seguidas em que Portugal consumiu exclusivamente energias renováveis e conseguiu assim alcançar um grande marco nunca antes alcançado em Portugal. Durante estas 107 horas não foi necessário recorrer à produção de energia de fontes não renováveis como as centrais térmicas a carvão ou gás natural.

Conclusão obtida pela Associação Sistema Terrestre Sustentável (ZERO) em colaboração com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) depois da analise de dados fornecidos pela Rede Energética Nacional (REN). A semana que passou terminou com o atingir de uma meta muito importante, o consumo de energia em Portugal foi assegurado integralmente por fontes renováveis por mais de 4 dias, mais precisamente entre as 6.45h da manhã de sábado do dia 7 de Maio e as 17:45h de quarta-feira dia 11 de Maio.

Segundo a ZERO:

As fontes de produção de elétricidade renovável e a capacidade de gestão da rede elétrica portuguesa ultrapassaram uma difícil prova num contexto de diminutas interligações, principalmente entre Espanha e França, conseguindo que as necessidades do consumo do país tivessem sido asseguradas a 100% a partir de fontes de produção de origem renovável e ainda exportar uma percentagem significativa de elétricidade, quer de origem exclusivamente renovável, quer complementada nalguns casos por fontes não renováveis.

Energias Renováveis

O mesmo já tinha acontecido recentemente na Alemanha e na Dinamarca, a Alemanha atingiu muito perto dos 100% e a Dinamarca chegou aos 140% da produção necessária ao país, pelo que após isso exportaram para os países vizinhos, em alguns casos a energia foi gratuita durante esse tempo e no caso da industria foram mesmo pagos para consumir energia da rede.

Se durante a Primavera conseguimos atingir estes recordes, é mais que necessário investir no setor dos painéis solares e aproveitar a energia do sol durante o verão e assegurar assim as mais valias resultantes da utilização de energias provenientes de fontes renováveis e que não emitem gases poluentes.

São dados como estes que mostram que Portugal tem muito potencial nestas áreas e pode investir mais nesta transição para reduzir as enormes emissões de gases de efeito de estufa que estão a causar o aquecimento global e consequentes alterações climáticas. Alem disso incentivar o setor dos veículos elétricos, principalmente o do setor dos transportes que é o principal responsável pelas emissões em Portugal.

Espero que tenha gostado deste artigo, não se esqueça de nos visitar nas redes sociais, no Facebook e no Twitter.

Até à próxima.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!