Energias Limpas, o que são?

Energias Limpas, o que são?

 

O que são energias limpas?

A maioria da energia que consumimos não provem de fontes de energias limpas como gostaríamos, grande parte provem de fontes não renováveis, ainda que essa tendência esteja a inverter a um ritmo cada vez mais acelerado como temos vindo a falar.

As centrais de produção de energia através combustíveis fósseis produzem bastante gases de efeito estufa, incluindo metano e dióxido carbono. São estes os gases que estão a causar aquecimento na atmosfera do planeta e que os cientistas nos dizem que fará com que o clima mude com o passar dos anos e com o progresso da poluição, felizmente muitos são os esforços que estão a ser feitos para inverter esta situação e até temos novas industrias a mudar todo o mercado, como é o caso com a Tesla que está a forçar a mudança do setor automóvel e como é o caso com o aproveitamento de resíduos que à uns anos estariam a ser despejados nos aterros.

Ainda assim estamos longe de inverter esta situação e por isso ainda é esperado que aumentem os fenómenos extremos de clima e a propagação de doenças que adoram climas quentes e que colocam em risco a sobrevivência de todas as espécies na terra.

O petróleo, o carvão e o gás natural são fontes não renováveis de energia e que so podemos usar enquanto existirem na natureza, quando chegarem ao fim, acabou!

 

Em direção ao mundo das energias limpas!

 

Já encontramos maneiras de usar a energia do sol, vento, ondas e marés, entre outras. Estas fontes de energia renováveis produzem apenas pequenas quantidades de gás de efeito estufa enquanto estão a ser produzidas/utilizadas e isso é o que se pretende, quanto menos poluentes melhor!

Ao serem fontes de energia renováveis quer dizer que podem ser usadas vezes sem conta sem preocupação com as consequências no planeta e sem o receio que esgotem.

Sol, vento e água, são ótimos exemplos de energia limpa e que estão a ser utilizadas atualmente em grande escala e com uma grande tendência para aumentar. Falamos recentemente de como Portugal esteve 4 dias a consumir exclusivamente energias renováveis, parece incrível como é que um país pode estar completamente a consumir energias renováveis mas esta noticia foi divulgada pela APREN (Associação de Energias Renováveis).

O desafio é em encontrar formas de reduzir os contras que neste caso são os gases de efeito estufa provenientes de energias sujas e desenvolver mais e mais a industria que produzam energia limpa para que esta possa ser cada vez mais utilizada no mundo.

Se gostou deste artigo não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para que não perca outros artigos informativos como este! Facebook

 

Fechar Menu