fbpx
Energia Solar: Conheça as Vantagens e Desvantagens

Energia Solar: Conheça as Vantagens e Desvantagens

A energia solar é um tipo de energia sustentável, ou seja, não prejudica o meio ambiente, por isso, a cada dia, se torna uma ótima substituição para a energia proveniente de fontes não renováveis. Assim como tudo no mundo, a energia solar tem as suas vantagens e desvantagens, mas, para aqueles que têm condições de investir nesse tipo de energia, a dica é aderi-la o quanto antes!

Vantagens da Energia Solar

A energia solar é natural, limpa e não prejudica o meio ambiente, sem falar que é ilimitada.
Em países como Portugal, que tem uma grande exposição solar, devem sim aproveitar este recurso e vemos grandes investimentos a serem feitos por muitos bons motivos.
Pox exemplo, a energia solar é perfeita para lugares remotos ou com difícil acesso, porque a sua instalação em pequena escala não exige grandes investimentos em postes e afins que doutra forma seria obrigatório. Ainda assim existem excepções e obrigações a cumprir, tenha cuidado.

Os painéis solares estão cada vez mais potentes, ao mesmo tempo que, os preços estão diminuindo, isso torna a energia solar uma alternativa economicamente viável.

As Centrais de Energia Solar Precisam de Manutenção Mínima

A energia solar não polui. A poluição proveniente da fabricação dos equipamentos necessários para construir os painéis solares é totalmente controlada utilizando as formas de controle existentes nos dias atuais e certamente será cada vez mais rigoroso.
A energia solar pode ser instalada em residências de diferentes tamanhos e também em empresas, só é necessário escolher o kit de energia solar adequado para cada um.

 

Veja Também: Kit Energia Solar

 

Desvantagens da Energia Solar

Os painéis solares têm  em media um rendimento que poderá rondar os 25%, porém o rendimento diminui no seu curso de vida de 10 – 20 anos ou mais.
As formas de armazenamento de energia solar são pouco eficientes, se forem comparadas ao armazenamento de outros tipos de energia, como combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão) e a energia hidroelétrica (água).

Locais como o Chile, Sul da Argentina, Nova Zelândia, Islândia e outros sofrem grandes quebras de energia solar durante os meses de inverno, porque o sol costuma aparecer pouco nessa época. Locais com céu nublado como Londres, também sofrem quedas de produção de energia solar.

A energia solar sofre muitas variações na sua produção, porque ela depende de muitos fatores, quer dizer, quando o dia é de sol forte, a sua produção está garantida, porém quando ocorrem chuvas, neve e nebulosidade, a sua produção cai muito.

Os painéis que devem ser colocados na residência ou na empresa para receber a energia solar são dispendiosos e requerem de investimento.

Preços e Voltagens dos Painéis Solares

No mercado português é possível encontrar bastantes empresas que comercializam kits de energia solar. As voltagens variam de acordo com a quantidade  e capacidade, no entanto, para uma residência comum, o mais indicado é um kit de 24/48V. Os preços dos painéis fotovoltaicos, que são os que recebem a energia solar variam bastante de preço.

Embora o preço de um kit solar sem a mão de obra de instalação seja alto, na realidade vale muito a pena porque a energia solar é uma forma de usar eletricidade em casa sem prejudicar o meio ambiente e que se trás retorno.

Tempo de Vida Útil dos Painéis Solares

Os painéis solares ou fotovoltaicos podem ser caros, mas sua vida útil também é longa, de acordo com especialistas, os painéis solares podem durar no mínimo 10 – 15 anos e podem ultrapassar os 30 anos, ou seja, o investimento nestes equipamentos é recuperado várias vezes.

Depois de conhecer todas as opções de kits de energia solar e adquirir o equipamento, é hora de contratar uma empresa profissional para fazer a instalação. Na realidade algumas empresas trabalham com a comercialização e instalação do equipamentos solares, assim o preço fica mais em conta e terá cumprido com todas as exigências burocráticas e técnicas.

Portanto se é uma pessoa que procura possíveis investimentos e / ou quer ter um impacto menor no ambiente esta é uma solução excelente. Embora tenha algumas desvantagens, a energia solar promete tomar conta do mundo em um futuro próximo e agora é o momento ideal para investir!

Deixe uma resposta

Fechar Menu