Energia Eólica ou Solar? Qual a Melhor Opção

Energia Eólica ou Solar? Qual a Melhor Opção?

Cuidar do planeta é algo que muitas pessoas almejam, porque o meio ambiente está sendo destruído por pessoas que não se preocupam com o futuro. Uma das formas mais indicadas para cuidar do nosso planeta Terra, é investir em um tipo de energia renovável, entre as quais estão: energia solar e energia eólica.

Energia Solar

Para ser gerada, a energia solar precisa de um grande espaço que permita a orientação dos painéis solares e que não esteja na sombra, pois isso diminui a produção fotovoltaica. Esse tipo de energia não interfere em outras instalações vizinhas.

A produção da energia solar é estável e previsível, sua produção pode ser realizada mesmo com o céu nublado. Por seguir o ciclo do sol, a energia solar é mais forte no meio do dia e no inverno, sua produção diminui.

A instalação da energia solar é complexa, pois é feita com materiais que necessitam de cuidados, por isso, ela deve ser feita por profissionais. A cada seis meses, as placas solares precisam ser lavadas e as ligações devem ser verificadas.

A energia solar não prejudica o meio ambiente, porque não tem barulho, tem pouco impacto visual e reduz o consumo de combustíveis fósseis. Os equipamentos para gerar energia solar são muito caros, mas duram, no mínimo, 15 anos.

 

3 Estádios Incríveis Abastecidos por Energia Solar

Energia Eólica

Para transmitir a energia eólica é necessário um pequeno espaço onde terá que ser colocada a torre essencial para gerar essa energia e dependendo do local poderão ser necessários cabos para a amarração. O local é um fator muito importante para a geração de energia eólica, pois é preciso muito vento.

Embora precise de pouco espaço, a energia eólica pode ser incompatível com outras instalações próximas, devido a turbulência que ela provoca, reduzindo a produtividade de outros geradores no mesmo alinhamento dos ventos.

A geração de energia eólica não é garantida, porque o vento é instável. O vento é mais forte durante a noite, horário de menor consumo de energia e no inverno é difícil saber quando ele começa e quando para. Mesmo quando existe vento, é necessário que ele seja estável para atingir a velocidade de arranque de um aerogerador.

A instalação da energia eólica não é muito complexa, podendo ser feita por um eletricista. Os aerogeradores mais recentes possuem imãs permanentes, diminuindo a necessidade de manutenção constante. Quanto mais alta a torre, mas é produzida energia eólica, no entanto, o acesso fica mais difícil.

Em relação ao impacto no meio ambiente, a energia eólica provoca ruídos com o movimento das pás, muda a paisagem, por causa da torre, pode uma vez ou outra matar algumas aves com as hélices e reduz o consumo de combustíveis fósseis.

Os equipamentos para a geração de energia eólica são mais baratos do que os utilizados para gerar energia solar.

 

Energia eólica ou solar? Qual a melhor opção?

Acima foram citadas todas as vantagens e desvantagens da energia solar e da energia eólica, e de acordo com elas, ambas as energias têm prós e contras, mas a melhor opção depende de vários fatores, como o local que mora, pois se ele tiver muito sol, é propício para a energia solar, mas se for um lugar nublado com ventos constantes, então a melhor escolha é a energia eólica.

Outro fator importante para escolher a melhor energia, é a condição financeira, pois tanto os equipamentos da solar como da eólica são caros, porém os da energia eólica são mais em conta.

Se referindo ao impacto ambiental que os dois tipos de energia podem causar, a energia solar é a melhor opção, pois ela quase não causa problemas para o nosso planeta, porque não tem barulho, não causa impacto na paisagem e diminui o consumo de combustíveis fósseis, esse último benefício também é causado pela energia eólica.

Por fim, as duas energias têm coisas boas e ruins, mas são perfeitas para abastecer com eletricidade residências e empresas de todos os tamanhos. As duas são naturais, limpas e ilimitadas, sendo que a solar pode ser produzida até em dias nublados, já a eólica só é gerada em locais com ventos fortes.

Portanto, de acordo com todas as informações, a energia solar parece ser a melhor opção, porém, os equipamentos para a sua geração são mais caros do que os da energia eólica, mas eles duram, no mínimo, 15 anos, o que vale muito a pena. Então não importa se vai escolher a energia eólica ou a solar, o importante é cuidar da natureza.