fbpx
Energia das Ondas e Marés, Vantagens e Desvantagens
Aguçadoura Wave Farm (Wikipedia)

Energia das Ondas e Marés, Vantagens e Desvantagens

Já tínhamos falado aqui acerca das Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis em geral, desta vez vamos aprofundar especificamente acerca da Energia das Ondas e Marés, Vantagens e Desvantagens.

 

O movimento das ondas e marés é uma fonte de energia aparentemente ilimitada, limpa e sem consequências negativas para o ambiente, vamos ver o que podemos aprender acerca da Energia das Ondas e Marés, Vantagens e Desvantagens.

Energia das Ondas e Marés, Vantagens e Desvantagens

  • 1 Renovável: A melhor coisa da energia das ondas e marés é ser ilimitada, a menos que aconteça algo de muito grave com o planeta o mais certo é termos energia das ondas e marés virtualmente para todo o sempre. Existiram sempre ondas a embater nas costas e marés que modificam os niveis das águas ao longo do dia. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que estão a esgotar em algumas partes do mundo. Ao contrário do etanol, um combustível à base de milho, as ondas e marés não são limitadas por alturas ou estações do ano.
  • 2 Amiga do Ambiente: Também ao contrário dos combustíveis fósseis, criar energia a partir das ondas e marés não gera sub produtos perigosos como gases, lixo e poluição em geral. A energia das ondas pode ser diretamente consumida após a sua produção e podemos sempre contar com ela. Nos dias que correm em que a energia é tão necessária encontrar uma fonte de energia limpa e amiga do ambiente é difícil de encontrar.
  • 3 Abundante e Amplamente Disponível: Outro beneficio de usar esta energia é a proximidade de locais que a podem usar. Muitas grandes cidades e portos estão junto a oceanos e podem usar a energia das ondas.
  • 4 Variedade de Maneiras de Aproveitar: Muitas são as formas de produzir energia através do movimento das ondas e marés e esse é mais uma das vantagens. Os métodos vão desde a instalação de centrais diretamente na costa que aproveita a ondulação acentuada que se verifica na costa ou a instalação de um gerador submerso um pouco mais distante da costa que aproveita não a energia das ondas mas das correntes e marés.
  • 5 Previsível: Uma das grandes vantagens da energia das ondas e marés sobre outras fontes de energia alternativa é que é facilmente previsível e pode ser calculada a capacidade de produção sem grandes variações. A energia das ondas e marés é mais consistente do que alternativas que dependam de vento e sol.
  • 6 Dependência Externa: A dependência externa pode ser bastante reduzida se for feito um investimento extensivo na energia das ondas e marés. Não apenas vai ajudar a limpar a poluição no ar como também vai criar milhares ou milhões de postos de emprego não poluentes.
  • 7 Sem Prejuízo para o Planeta: Ao contrário dos combustíveis fósseis que tem consequências gravíssimas para o planeta quando é extraído e deixa buracos enormes na terra, a energia das ondas e marés não tem qualquer destes impactos negativos, não deixa qualquer marca permanente ou temporária no planeta. É segura e limpa, um dos métodos preferidos de extrair energia dos oceanos.

 

Pelamis na costa de Peniche em Portugal
Pelamis na costa de Peniche em Portugal

 

Desvantagens da Energia das Ondas e Marés

Nem tudo são pontos positivos, também existem contras e vamos abordar esses contras ou desvantagens de seguida.

  • 1 Apropriado para Determinados Locais: A maior desvantagem na energia das ondas e marés é mesmo a localização. Somente as centrais elétricas e cidades próximas do oceano tem benefícios diretamente desta energia. Países e cidades que estão longe do mar tem de encontrar fontes de energia alternativa que possam usar, portanto esta não é uma forma de produzir energia acessível a qualquer um.
  • 2 Efeitos no Ecossistema Marinho: Apesar de ser uma forma limpa de criar energia ainda tem algumas consequências indesejadas nas criaturas próximas destas centrais. Grandes maquinas são colocadas na água para gerar energia das ondas e marés. Estas maquinas perturbam o fundo do mar onde foram colocadas e isso altera o habitat das criaturas que vivem nas imediações, alem de criarem ruído que mais uma vez perturba os habitantes marinhos da zona. Existe ainda o perigo de derrame na zona de produtos tóxicos que são utilizados nestas maquinas.
  • 3 Fonte de Perturbação para Embarcações Privadas e Comerciais: Outro ponto negativo é que as centrais que geram energia das ondas e marés são colocadas no litoral para que fiquem mais próximas das cidades e essas zonas costeiras são as normalmente mais utilizadas nas rotas de navios de carga, navios de cruzeiro, veículos de passeio e frequentadores da praia. Todas estas rotas são alteradas e por isso os governos e entidades reguladoras são obrigadas a ter em conta estas situações que possam estar a perturbar.
  • 4 Comprimento de Onda: A energia das ondas e marés está bastante dependente de condições como o comprimento da onda, a velocidade da onda, a densidade da água, entre outras coisas. Estas centrais necessitam de um fluxo constante de grandes volumes de água para gerar energia significativa. Algumas zonas marítimas tem correntes irregulares e por isso não podem ser utilizadas para gerar energia.
  • 5 Fraco Desempenho em Aguas Agitadas: A performance das centrais que geram energia das ondas e marés diminui consideravelmente quando existem tempestades que fazem as aguas ficar agitadas de maneira irregular alem de que estas maquinas tem de ser construídas para aguentar com estas forças.
  • 6 Poluição Visual e Sonora: Estes geradores de energia das ondas e marés podem ser desagradáveis para quem vive nestas regiões costeiras. Estas centrais são grandes maquinas que trabalham no meio do oceano e destroem a beleza do oceano. Também geram poluição sonora mas que é frequentemente ocultado pelo ruído das ondas.

 

Pelamis na costa de Peniche em Portugal
Pelamis na costa de Peniche em Portugal

 

Nada disto é para desacreditar esta forma de gerar energia através das ondas e marés mas quem queira aproveitar esta forma de gerar energia tem de olhar para os prós e contras que podem ser considerados vantagens e desvantagens em relação a outras formas de criar energia. Quem sabe o que o futuro nos trás para esta forma de gerar energia relativamente recente.

Wikipédia

Fechar Menu