Skip to main content

Eficiência Energética na Agricultura

A Eficiência Energética na Agricultura tem vindo a ser tema cada vez mais recorrente nas conversas, desde o pequeno/grande produtor ao comum dos consumidores. Temos ouvido falar de aquaponia e hidroponia como forma de poupar àgua e dar alimento às planta de uma forma mais eficiente, no entanto neste artigo vamos abordar as possibilidades de utilizar fontes renováveis em pequenas hortas bem como em grandes explorações agricolas.

Cada vez vemos mais soluções chave na mão e inovadoras que permitem melhorar acentuadamente a eficiencia energética na agrigultura e consequentemente ter um custo final do produto muito inferior.

Intensificação dos Desafios na Agricultura

Temos visto uma intensificação dos desafios relacionados com a utilização dos solos, da àgua e da energia, é fundamental que se faça uma correta gestão destes setores para que o desenvolvimento seja equilibrado e sustentável.

Tecnologias Preferidas dos Empresários Agrícolas

Alguns dos pontos mais importantes estão na utilização de fontes de energia limpas e preferencialmente produzidas localmente através de paineis solares e térmicos. Estas duas são sem duvida as preferidas dos nossos empresários, talvez devido ao baixo custo, flexibilidade destes sistemas e facilidade na instalação.

Por um Futuro Sustentável

Alem de ser bastante importante o agora, também consideramos que muitas destes sistemas sustentáves vem da necessidade em deixar um mundo melhor às próximas gerações. O recurso a sistemas de produção sustentável de energia promove a poupança de outros recursos, entre eles, os fósseis. Alem disto a eficiência energética promove também o aumento de ganhos económicos comparativamente à concorrencia que optar não seguir por esta via.

Mais Soluções

Poderá ainda implementar outras soluções que podem trazer grandes beneficios, como por exemplo, a utilização de biomassa de desperdicios da horta ou exploração comercial, ou da agropecuaria para produção de biogás. Os residuos do milho podem ser convertidos também em biogás que pode depois ser utilizado em sistemas de aquecimento, alimentação de motores ou bombas de rega, entre outros.

Conclusão

São muitas as possibilidades, são muitas as alterações que devemos fazer nas nossas vidas e negócios e nesse aspeto Portugal está a fazer um excelente trabalho, agora é continuar e não abrandar!

 

5 Herbicidas Caseiros Naturais Orgânicos

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!