Publicado 20 jun, 2016 - sustentavel

Desenvolvimento Sustentável - Desafio Mundial

Qual é a importância do Desenvolvimento Sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável enfatiza a importância de manter e melhorar a qualidade de vida, garantindo que as decisões tomadas hoje levam em consideração social, económica e o meio ambiente.

No século 21, o mundo enfrenta desafios tremendos, incluindo crises económicas, aquecimento global, poluição do ar, pobreza, saúde debilitada e perda de biodiversidade. Por mais de duas décadas o desenvolvimento sustentável tem sido concretizado como um meio de reconciliar o desenvolvimento humano com os sistemas ecológicos da terra.

Num mundo perfeito o desenvolvimento seria 100% sustentável, infelizmente estamos longe disso, a população mundial está três vezes acima do nivel de desenvolvimento sustentável. Isto é, produzimos demasiados resíduos, utilizados demasiados recursos, alguns renováveis mas em grande parte não renováveis, felizmente essa tendência está a mudar.

Escrevi recentemente um artigo relacionado com este tema que poderá gostar, nesse artigo falei das várias Vantagens e Desvantagens das Energias Renováveis.

Vamos agora analisar alguns casos práticos em que seria possível obter grandes transformações no cenário mundial no que toca a desenvolvimento sustentável tendo em conta a importância de melhorar a qualidade de vida ao mesmo tempo que se reduz os danos no planeta.

Caso Prático

Construções Sustentáveis:

Refere-se a processos que são ambientalmente responsáveis e eficientes, desde a concepção, construção, operação, manutenção, renovação e demolição. Por outras palavras, construção sustentável é a arte de encontrar o equilíbrio entre a construção civil e o meio ambiente sustentável. Isto exige que existe bastante cooperação entre os arquitectos, engenheiros e o cliente em todas as fases do projeto.

10 - Métodos, materiais e produtos que melhoram a sustentabilidade da construção

  • 1. Desde o momento em que está para adquirir um terreno ao momento do planeamento do local onde vai querer construir convém ter em conta a direção para onde vai virar a casa. Evite ter a frente da sua casa na virada para norte. Caso esteja para alugar uma casa ou apartamento é igual, o ideal é sempre que a frente esteja para sul.
  • 2. Use placas de isolamento entre paredes duplas, como forma de prevenir a entrada de humidade e perda de calor pelas paredes.
  • 3. Escolher matérias que sejam amigas do ambiente., como tintas e vernizes. Se for possível poderá ainda utilizar materiais reciclados, como janelas, portas, moveis, etc.
  • 4. Evite escolher moveis que contenham químicos na sua construção, como dito no ponto anterior, escolha matérias amigas do ambiente e isso funciona também para o mobiliário.
  • 5. Isole bem as janelas e portas, reduz o consumo de energia todo o ano.
  • 6. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético.
  • 7. Não construa em zonas que possam colocar em perigo a fauna e flora local.
  • 8. Coloque painéis solares, vai ajuda-lo a diminuir as contas da luz, energia que é muitas vezes criada através da queima de combustíveis fosseis.
  • 9. Otimize a iluminação, alem de poder colocar iluminação LED pode optar por ter mais janelas que o normal para um maior aproveitamento da luz solar.
  • 10. As melhores plantas para qualquer zona são as plantas nativas dessa zona, são mais amigas do ambiente que plantas exóticas que vão ter mais dificuldade e necessitar de mais cuidados.