fbpx
Consumo de Energia e Bons hábitos

Consumo de Energia e Bons hábitos

 

Vou falar aqui de alguns bons hábitos que pode adoptar no consumo de energia em sua casa para que seja mais eficiente e provavelmente consiga diminuir assim os custos com a energia.

 

Consumo de Energia

 

Que bons hábitos posso adoptar para consumir energia de forma mais eficiente?

Consumo de Energia

A energia elétrica faz parte da nossa vida e do dia-a-dia, desde que acordamos até que nos deitamos. Ninguém tem bem a noção da falta que a energia elétrica nos faz até que se veja numa situação em que não tem acesso a energia elétrica, sem energia elétrica a maior parte das tarefas mundanas seriam muito mais difíceis de concretizar, desde a nossa higiene pessoal até à limpeza da casa, a iluminação, sem energia elétrica a nossa rotina seria bem diferente.

O constante desenvolvimento da sociedade tem levado ao aumento da nossa dependência pelas principais fontes de energia, desde o gás natural, carvão, petróleo e outros. Isso leva também ao aumento da poluição, ao aumento de custos colaterais como na saúde do individuo que, por exemplo, passa horas do seu dia a respirar os fumos de escapes enquanto parado no transito, custos com a diminuição da qualidade dos alimentos que atualmente também são contaminados com todo o tipo de poluentes e “tratamentos” que acabam nos nossos pratos, muitos deles à base de petróleo e derivados.

Sugestão de Leitura:

herbicida cancerigeno

 

Energias Não Renováveis

As energias não renováveis são sem duvida as mais prejudiciais, sendo por isso urgente a necessidade de adoptar bons hábitos e cortar com os consumos desnecessários, para assim reduzir a nossa dependência destes recursos não renováveis. A grande preocupação na utilização de recursos não renováveis e extremamente poluentes vem do agravamento do efeito estufa que a nivel mundial está a criar alterações climáticas cada vez mais extremas.

É cada vez mais importante a adopção de energias renováveis e criar hábitos de consumo de energia mais sustentáveis, para a carteira, para a saúde e para o ambiente. As energias renováveis mais utilizadas são: a energia solar, eólica, hidrelétrica, energia do mar e das marés, biogás, geotérmica, biocombustíveis e biomassa.

Desperdício Energético

Qualquer que seja o equipamento que usemos no nosso dia-a-dia vai consumir energia, que para começar pode ou não ser proveniente de energias renováveis e em segundo lugar, que vai desperdiçar energia de várias formas consumindo mais do que necessário para realizar a tarefa para a qual foi concebido. Dai a atribuição de escalões de eficiência energética a equipamentos elétricos, a casas, etc.

Para responder a estas preocupações há que adoptar bons hábitos que muitas vezes passam por pequenos gestos e que reduzem substancialmente o impacto deste consumo de energia na sua carteira, na sua saúde e no ambiente.

Leia em baixo um artigo onde falo de 10 Dicas para Economizar Energia em Casa

Leitura Recomendada:

economizar energia

 

Mais uma vez obrigado pela sua visita, espero que tenha gostado do tema abordado, nunca dá para falar precisamente de todos os pormenores que envolvem esta questão e para isso vamos lançar mais artigos com os vários pormenores que envolvem esta questão. Gostaríamos no entanto de ler a sua opinião acerca do que gostaria de ler num próximo artigo, pormenores que deveriam ser incluídos e para isso utilize a caixa de comentários em baixo ou as redes sociais. Até à próxima!

Fechar Menu