fbpx
Certificação Energética: Principais factores tornam a sua casa eficiente

Certificação Energética: Principais factores tornam a sua casa eficiente

cert

 

Uma casa eficiente e que tenha passado pela Certificação Energética é essencial nos dias que correm, ainda para mais numa altura em que milhares de portugueses passam por dificuldades económicas e vêem as suas despesas da água, da luz e do gás aumentarem exponencialmente.

Caso esteja numa situação um pouco mais delicada, saiba que existem formas muito simples de tornar a sua casa mais rentável ao nível da certificação energética e, consequentemente, de poupar nas suas facturas mensais. Basta, para isso, ter atenção a factores como:

Iluminação

Uma iluminação eficiente pode fazer uma enorme diferença. E, no que toca a este tema, não há nada melhor do que as lâmpadas LED, que possuem uma eficiência energética muito superior às convencionais e que lhe possibilitam uma poupança até 80% no valor da electricidade. Para além disso, são bastante mais resistentes e duradouras do que todas as outras, são consideradas como “amigas do ambiente” e permitem-lhe ainda uma maior visibilidade, assim como um maior conforto para os seus olhos.

Potência dos seus equipamentos eléctricos

Não vale a pena comprar electrodomésticos muito potentes, se realmente não os vai utilizar assim tanto ou se não vai precisar de os colocar a funcionar na sua potência máxima. No entanto, se já os tiver em casa, deixe-os trabalhar por mais 10 ou 15 minutos, numa potência mais baixa, e espere mais um pouco pelo término da confecção. Assim, evita utilizar uma carga mais elevada e não gasta energia desnecessariamente.

 

Fontes de energia

A forma como recebe a electricidade e como aquece as suas águas sanitárias também deve ser repensada, mesmo que não se aperceba de que está a desembolsar mais do que devia. Uma das soluções mais económicas para esta questão é a colocação de painéis solares, porque, com a sua instalação, passará a receber a energia solar, convertida depois em energia eléctrica. Note que o investimento inicial é um pouco elevado, mas a longo prazo vai compensar, dado que este é um equipamento que lhe durará décadas e que lhe permitirá poupar muito dinheiro por ano.

Horários de funcionamento dos electrodomésticos

Já ouviu falar da tarifa bi-horária? Se não, fique então a saber que é uma tarifa que lhe permite ter um determinado horário mais económico para colocar os seus equipamentos a funcionar, sobretudo as máquinas de lavar roupa e de lavar loiça. Aderir a esta tarifa pode, de facto, ser-lhe muito útil, especialmente se a sua família for muito grande e se tiver que se dedicar a estas lides domésticas várias vezes por semana.

Hábitos diários

Ter bons hábitos diários é também fundamental para poupar energia. Não deixar os carregadores na tomada, coloque a roupa a secar ao ar livre, não recorrer ao micro-ondas para descongelar os alimentos, não deixar as luzes acesas quando não estiver na divisão, ter atenção às portas dos equipamentos que ficam muitas vezes abertas desnecessariamente, ou não deixar o computador e a televisão em stand by são apenas algumas das simples acções do dia-a-dia que podem ajudar imenso a poupar.

Fique atento a todos estes pormenores e pense seriamente em alterar os seus hábitos de consumo, pois simples mudanças podem permitir que tenha uma vida mais desafogada e com menos preocupações!

Fechar Menu