Skip to main content
piscina aquecida

Aquecer Água da Piscina com Energia Solar

Mesmo quando as temperaturas meteorológicas não estão muito favoráveis, é possível aquecer agua da piscina com energia solar, muito graças à evolução tecnológica. No entanto, existem alguns fatores, como por exemplo a luz do Sol ou o tamanho da piscina, que podem influenciar todo o processo.

É importante relembrar que durante a noite é normal as temperaturas da água da piscina descerem. Esta descida é mais usual quando as temperaturas meteorológicas são inferiores à temperatura da água da piscina e, geralmente, esta descida verifica-se mais nas piscinas acima do solo.

Em seguida vamos explicar sucintamente como funciona o aquecimento solar e como poderá usá-lo para aquecer a água da sua piscina.

 

Como funciona o aquecimento solar?

Poderá utilizar dois tipos de sistemas para aquecer água da piscina com energia solar:

  • sistema de aquecimento solar térmico
  • sistema solar fotovoltaico

O primeiro sistema é composto por coletores, ou seja, placas instaladas estrategicamente no telhado, um reservatório para armazenar a água quente e, por fim, um sistema de bombeamento. É este sistema de bombeamento que faz com que a água circule entre as placas instaladas no telhado e o reservatório onde é armazenada a água quente. Se todo o sistema estiver bem montado, ao passar a mão no sistema de bombeamento (ou nos canos por outras palavras) não deve sentir calor solar visto que este deve ser transferido para a água. No sistema solar fotovoltaico não existe um sistema de bombeamento nem um reservatório. No entanto, é necessário instalar placas no telhado para absorverem a energia solar, possuir um inversor para converter a corrente contínua e um aquecedor elétrico para que seja possível aquecer a água da piscina.

 

Qual sistema de aquecimento solar utilizar?

Normalmente, o sistema de aquecimento solar térmico apresenta uma boa relação qualidade/preço. No entanto, este tipo de sistema para aquecer a água da piscina com energia solar apenas consegue aumentar a temperatura da água em 5 ou 8 ºC. Por outro lado, o aquecimento através de painéis fotovoltaicos permite um maior e mais rápido aquecimento da água da piscina. Além disso, o sistema solar fotovoltaico permite guardar a energia elétrica gerada até 5 anos, contrariamente ao sistema térmico.

Antes de escolher um sistema de aquecimento solar aconselhamos que verifique todas as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas e avalie as suas necessidades. É muito importante também que toda a instalação do sistema escolhido seja planeada por profissionais para prevenir dissabores no futuro.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!