Skip to main content

Alemanha com Excedente de Energias Renováveis

No passado domingo, dia 8 de Maio a Alemanha bateu um novo record na geração de Energias Renováveis. Nesse dia esteve bastante sol, vento e a certo ponto, através da produção solar, eólica, hídrica e centrais de biomassa conseguiram totalizar cerca de 55 GW ou 87% do total consumido no país, um feito impressionante sem duvida e que demonstra bem as capacidades destas tecnologias.

A certo ponto o custo da energia ficou negativo o que significa que os clientes comerciais foram pagos para consumir energia!

grafico-de

Na Alemanha no ano passado a média das energias renováveis foi de 33%, com o crescimento no setor das eólicas esse valor deverá aumentar facilmente. Todos os anos o setor das renováveis tem um grande crescimento e está a ter uma boa integração no sistema existente provando que ter uma grande quantidade de energias renováveis funciona perfeitamente e os resultados estão à vista.

Críticos têm argumentado que devido a picos diários na produção de energia através de energias renováveis, como o sol que nem sempre está disponível e os ventos que nem sempre sopram, as energias renováveis estarão sempre limitadas e não será possível depender inteiramente dessas energias, mas é cada vez mais evidente que esse não é o caso.

A Alemanha espera chegar aos 100% de energia através de renováveis até 2050, tal como  as turbinas eólicas na Dinamarca, como publicado neste artigo, chegaram aos 140% do necessário ao país, exportando depois o excedente para países como a Alemanha, Noruega e Suécia.

Mas apesar deste fato notável na Alemanha nem tudo foram boas noticias, a rede elétrica ainda não tem capacidade de responder à variação de preços com a rapidez que seria desejada e não tem capacidade para gerir os fornecedores e consumidores da forma correta.

Apesar de terem desligado temporariamente centrais a gás, o mesmo não pode ser feito com rapidez no caso das centrais nucleares e de carvão então à pressa tiveram de pagar para que a sua energia fosse consumida na rede e esta situação durou horas. O setor industrial esteve a ser pago durante horas para consumir energia.

Obrigado pela sua visita, se quiser ler mais artigos como este não hesite e subscreva a nossa newsletter e adicione a nossa pagina nas redes sociais. Até à próxima!