fbpx Skip to main content

5 Herbicidas Caseiros Naturais Orgânicos

5 Herbicidas Caseiros Naturais Orgânicos que pode usar em segurança sabendo que não terá consequências negativas para si e para a sua família, comparativamente aos produtos fitofarmacêuticos, no entanto, terá de ter alguns cuidados para não prejudicar outras plantas que deseje manter.

Do ponto de vista ambiental, a forma mais amigável de se livrar das ervas daninhas é simplesmente puxá-las manualmente ou com ajuda de alguma ferramenta para fora da terra, além disso deve garantir que desenterra completamente as raízes, depois é só deixar secar ao sol e caso a erva daninha não tenha semente pode sempre torná-las em composto. Esse método pode-se revelar muito trabalhoso e demorado, por isso se está a procura de uma maneira mais rápida para se livrar das ervas daninhas tem aqui 5 alternativas.

 

5 – Agua a Ferver

agua a ferverEste herbicida caseiro é de longe o mais simples de preparar, é o menos prejudicial para o ambiente, visto que não deixa resíduos ou tem qualquer efeito negativo a longo prazo, mas tenha em atenção que ao mínimo deslize pode causar queimaduras graves. Basta ferver água dentro de um pote ou panela, de seguida despeje-a sobre as folhas e caules das ervas daninhas. Este método é bastante eficaz em lugares como calçadas e locais difíceis de chegar como rachaduras em cimentados ou sobre áreas maiores para o caso de querer replantar áreas maiores.

 

4 – Fogo

fogo

A aplicação de fogo diretamente sobre a folhagem das ervas daninhas fará com que as plantas murchem imediatamente e repetidas aplicações vão matar toda a folhagem da planta que poderá ou não brotar novamente a partir das raízes. Tenha sempre muito cuidado, tenha sempre à mão água corrente para o caso de precisar de apagar o fogo que esteja a queimar zonas indesejadas. Utilizar a própria rega da horta poderá ser muito útil num caso de emergência.


Tenha também atenção que para recorrer a este método e caso esteja a pensar em realizar algum tipo de queimada é necessário pedir autorização previamente e as multas podem ir aos 5000€ ou mais. Fica aqui o alerta, aceda ao site do ICNF.PT e peça autorização.

 

3 – Sal de mesa

sal

A utilização de sal de mesa comum é um herbicida eficaz como alternativa aos herbicidas químicos e até tem alguma notoriedade histórica visto que foi usado no passado para evitar que povos conquistados pudessem replantar as suas hortas e voltar a habitar as zonas que teriam sido conquistadas. Tenha em atenção que este método poderá causar efeitos prejudiciais ao solo e não só eliminar as ervas daninhas, é importante que seja somente aplicado diretamente sobre as folhas das ervas daninhas e não encharcar o solo, especialmente em canteiros com outras plantas cultivadas que deseje manter. O sal concentra-se no solo e depois disso pouco ou nada consegue sobreviver até que a concentração de sal no solo diminua, que pode levar anos dependendo da quantidade utilizada.

Instruções:

  • Dissolva 1 parte de sal em 8 partes de água quente
  • Adicione uma pequena quantidade de detergente líquido ou preferencialmente de óleos orgânicos (ajuda a adesão da solução à folhagem)
  • Despeje a mistura numa garrafa de spray
  • Pulverize as folhas com a solução (podem ser necessárias várias aplicações)

 

2 – Vinagre

vinagre

O vinagre é um herbicida biológico e o ideal é utilizar vinagre branco que geralmente é suficientemente forte para matar ervas daninhas e poderá também ser um bom herbicida para silvas, escolhemos este vinagre porque tem cerca de 5% de acidez, este vinagre pode ser um pouco difícil de encontrar, existe ainda vinagre “industrial” que chega aos 20% mas é necessário muito cuidado porque este é prejudicial à pele, olhos e pulmões, melhor será sempre a utilização de equipamentos de protecção, tais como fato, máscara e luvas adequadas.

O melhor sítio para procurar este vinagre é em lojas que tenham materiais/ferramentas de jardim ou agricultura. O vinagre é um herbicida natural que pode ser aplicado por pulverização sobre as folhas das ervas daninhas tendo o devido cuidado para minimizar qualquer excesso de pulverização sobre outras plantas que deseje manter, tenha especial atenção em dias de muito vento para que não ser muito prejudicial a plantas que estejam por perto. Pode ser necessário pulverizar repetidamente, o que pode fazer é aguardar um dia para ver o resultado e repetir o processo se necessário, a adição de um pouco de detergente ou óleos naturais mais uma vez ajuda a adesão à folhagem.

Nota: Pode combinar o método do Vinagre com o Sal da seguinte forma

  • 1 xícara de sal para 1 litro de vinagre
  • Detergente da loiça ou óleo de cravo/citrino (preferencialmente óleos naturais, como os sugeridos, para não deixar resíduos)

 

1 – Borax

borax

O Borax ou Borato de Sódio é vendido na grande maioria dos hipermercados, por exemplo, como produto de lavandaria. Como nos restantes casos tenha em atenção para não pulverizar plantas que deseje manter e para não saturar o solo e evite o contacto com a pele.

Instruções:

  • Dissolva 10 ml de Borax em pó a 2,5 litros de água
  • Misturar bem
  • Usar pulverizador para aplicar na folhagem

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!