Skip to main content
morangos organicos

5 Herbicidas Caseiros Naturais Orgânicos

Ultimamente tem sido bastante falado de como os herbicidas mais populares podem estar ligados à poluição/contaminação dos rios, a solos sem vida, sem capacidade de suster a vida ou desenvolver frutos e vegetais com níveis de nutrientes/minerais ideais para o consumo humano e segundo a Organização Mundial de Saúde os herbicidas mais populares, tais como o RoundUp, podem estar na causa do aborto espontâneo ou ao aparecimento de cancro nos seus consumidores.

Por estes motivos decidi juntar esta lista de 5 herbicidas naturais e orgânicos que pode usar em segurança sabendo que não terá consequências negativas para si e para a sua família, no entanto, terá de ter alguns cuidados para não prejudicar outras plantas que deseje manter.

Do ponto de vista ambiental, a forma mais amigável de se livrar das ervas daninhas é puxá-las para cima, desenterrar as raízes, deixa-las secar ao sol e caso a erva daninha não tenha semente pode sempre torna-las em composto. Esse método pode-se revelar muito trabalhoso e demorado, por isso se está a procura de uma maneira mais rápida para se livrar das ervas daninhas tem aqui 5 alternativas.

 

5 – Agua a Ferver

agua a ferverEste herbicida caseiro é de longe o mais simples de preparar, é o menos prejudicial para o ambiente, visto que não deixa resíduos ou tem qualquer efeito negativo a longo prazo, mas tenha em atenção que ao mínimo deslize pode causar queimaduras graves. Basta ferver água dentro de um pote ou panela, de seguida despeje-a sobre as folhas e caules das ervas daninhas. Este método é bastante eficaz em lugares como calçadas e locais difíceis de chegar como rachaduras em cimentados ou sobre áreas maiores para o caso de querer replantar áreas maiores.

4 – Fogo

fogoA aplicação de fogo diretamente sobre a folhagem das ervas daninhas fará com que as plantas murchem imediatamente e repetidas aplicações vão matar toda a folhagem da planta que poderá ou não brotar novamente a partir das raízes. Tenha sempre muito cuidado, tenha sempre à mão água corrente para o caso de precisar de apagar o fogo que esteja a queimar zonas indesejadas. Utilizar a própria rega da horta poderá ser muito útil num caso de emergência. Tenha também atenção que este método não poderá ser utilizado em determinadas alturas do ano, poderá ser necessário licenciamento e as multas podem ir dos 140€ aos 5000€ ou mais. Fica aqui o alerta, informe-se junto da entidade competente.

3 – Sal de mesa

salA utilização de sal de mesa comum é um herbicida eficaz e até tem alguma notoriedade histórica visto que foi usado no passado para evitar que povos conquistados pudessem replantar as suas hortas e voltar a habitar as zonas que teriam sido conquistadas. Tenha em atenção que este método poderá causar efeitos prejudiciais ao solo, é importante que seja somente aplicado diretamente sobre as folhas das ervas daninhas e não encharcar o solo, especialmente em canteiros com outras plantas que deseja manter. O sal concentra-se no solo e depois disso pouco ou nada consegue sobreviver até que a concentração de sal no solo diminua, que pode levar anos dependendo da quantidade utilizada.

Instruções:

  • Dissolva 1 parte de sal em 8 partes de agua quente
  • Adicione uma pequena quantidade de detergente liquido ou preferencialmente de óleos orgânicos (ajuda a adesão da solução à folhagem)
  • Despeje a mistura numa garrafa de spray
  • Pulverize as folhas com a solução (podem ser necessárias várias aplicações)

 

2 – Vinagre

vinagreO ideal é utilizar vinagre branco que geralmente é suficientemente forte para matar a maioria das ervas daninhas, escolhemos este vinagre porque tem cerca de 5% de acidez, este vinagre pode ser um pouco difícil de encontrar, existe ainda vinagre “industrial” que chega aos 20% mas é necessário muito cuidado porque este é prejudicial à pele, olhos e pulmões, melhor será sempre a utilização de equipamentos de protecção, tais como fato, mascara e luvas adequadas. O melhor sitio para procurar estes vinagres é em lojas que tenham materiais/ferramentas de jardim ou agricultura. O vinagre pode ser aplicado por pulverização sobre as folhas das ervas daninhas tendo o devido cuidado para minimizar qualquer excesso de pulverização sobre outras plantas que deseje manter, tenha especial atenção em dias de muito vento. Pode ser necessário pulverizar repetidamente, aguardar um dia para ver o resultado e repetir o processo se necessário, a adição de um pouco de detergente ou óleos naturais mais uma vez ajuda a adesão à folhagem.

Nota: Pode combinar o método do Vinagre com o Sal da seguinte forma

  • 1 xícara de sal para 1 litro de vinagre
  • Detergente da loiça ou óleo de cravo/citrino (preferencialmente óleos naturais, como os sugeridos, para não deixar resíduos)

 

1 – Borax

boraxO Borax ou Borato de Sódio é vendido na grande maioria dos hipermercados como produto de lavandaria por exemplo. Como nos restantes casos tenha em atenção para não pulverizar plantas que deseje manter e para não saturar o solo e evite o contacto com a pele.

Instruções:

  • Dissolva 10 ml de Borax em pó a 2,5 litros de agua
  • Misturar bem
  • Usar pulverizador para aplicar na folhagem

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!