10 Fatos Fantásticos Acerca das Energias Renováveis
Nicolás Boullosa

10 Fatos Fantásticos Acerca das Energias Renováveis

 

1. As Energias Renováveis são uma forma de energia limpa disponibilizada por fontes naturais do planeta. Se isto só por si não é Fantástico então não sei o que será. Isto quer dizer que todos nós e a qualquer momento temos fontes naturais que podemos aproveitar para nosso beneficio sem que por isso tenhamos de colocar a saúde do planeta (e a nossa) em causa.

2. As principais formas de energia renovável são: solar, eólica, hídrica, biocombustíveis e energia geotérmica (energia derivada do calor gerado sob a superfície da terra) e estas fontes são todos continuamente reabastecidas! Fantástico!

3. Na maior parte dos casos as energias renováveis são mais baratas do que os combustíveis fósseis. As energias renováveis são uma alternativa muito mais barata por causa da sua capacidade de aproveitar as fontes de energia limpas que são predominantes por toda a natureza.

4. As energias renováveis criam três vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis. De acordo com a Clean Technica, um estudo internacional mostrou que a criação de emprego em energias limpas supera os combustíveis fósseis por uma margem de 3 para 1, neste caso cada dólar investido em energia limpa cria três vezes mais empregos como colocar esse mesmo dólar em petróleo ou gás.

5. Os investimentos em energias renováveis são sempre rentáveis. International Renewable Energy Agency ou Agência Internacional de Energia Renovável lançou um estudo que mostra que as energias renováveis tornaram-se a forma mais custo-efetiva para gerar eletricidade para centenas de milhões de pessoas no mundo que não estão sequer conectados à rede. Portanto dizer que não existe alternativa à rede é simplesmente mentira.

6. Uma turbina eólica pode produzir eletricidade suficiente para abastecer até 300 casas.

7. Se pudesse ser devidamente aproveitada, a luz solar que cai sobre a terra, em apenas uma hora, daria para atender as necessidades mundiais de energia para um ano inteiro! Todos os nossos problemas de energia seriam resolvidos se pudéssemos de alguma forma encontrar uma maneira de aproveitar a energia solar de forma mais eficiente. Não quer dizer por isso que colocando mais uns painéis que não temos o mesmo resultado.

8. Ao contrário dos combustíveis fósseis, fontes de energia renováveis como a energia hídrica, eólica e solar não emitem gases de efeito estufa diretamente. Você sabia? Os cientistas acreditam que gases de efeito estufa são os culpados por trás do aquecimento global.

9. Pesquisas mostram que a quantidade de recursos do mundo para a energia geotérmica é maior do que a quantidade de recursos de carvão, petróleo, gás e urânio combinados!

10. A biomassa é atualmente a maior fonte de energia renovável dos Estados Unidos com mais de duzentas centrais de fornecimento de eletricidade para 1,5 milhões de lares americanos.

As pessoas estão a acordar para o facto de que a nossa grande dependência dos combustíveis fósseis está a causar enormes problemas, e não apenas porque os combustíveis fósseis estão a esgotar em todo o mundo, mas principalmente porque a saúde do nosso planeta está a ser deteriorado.

Será que as energias renováveis vão conseguir alterar um mundo tão dependente dos combustíveis fósseis? Nós pensamos assim. O futuro e o bem estar do nosso planeta depende dele!

Se gostou deste artigo sinta-se livre para o partilhar com os seus amigos, família e colegas.

 

 

This Post Has One Comment

  1. recentemente assisti a um
    documentário da TVI sobre carros elétricos dando como exemplo o BMW i3
    afirmaram ser realmente a forma mais econômica de mobilidade face a qualquer outro tipo de motorização,só salientarão o problema de ainda a ver poucos postos de recarga para grandes viagem tal como do Porto ao Algarve,apenas 2 ao 3 no percurso,no entanto no inicio deste post è informado de que a MOBi_E tem por todo o pais cerca de 1300 postos públicos de carregamento normal e 50 de carregamento rápido , algo de que considero de muito bom para um pais como Portugal,afinal em que ficamos temos ao não temos solução de carregamento para viaturas elétricas ?

Comments are closed.

Fechar Menu