fbpx
10 Dicas para Economizar Energia em Casa
Jenny Ondioline

10 Dicas para Economizar Energia em Casa

Desta vez juntamos mais 10 dicas muito simples para Economizar Energia em Casa e ver resultados ao final do mês na fatura. Já tínhamos colocado um artigo semelhante (Saiba como Economizar Energia Elétrica) mas desta vez elaboramos um resumo mais simples de ler e seguir.

 

1. Sempre que possa abra as cortinas e janelas durante o dia em vês de acender luzes. Aproveite a luz natural do sol e se estiver envolvido na compra ou construção de habitação tenha em conta que uma casa bem iluminada pela luz natural do sol não precisa de luzes acesas durante o dia e principalmente ao final do dia quando o sol se começa a pôr.

Bart Swindall
Bart Swindall

2. Quando fizer pinturas na sua residência escolha cores claras para ajudarem na iluminação natural, cores claras refletem melhor a luz.

Jeremy Levine
Jeremy Levine

3. Troque as suas velhas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou LED’s que são muito mais eficientes e portanto precisam de muito menos energia (entre os 60% e os 80%) para produzir a mesma luz.

edisonlightglobes
edisonlightglobes

4. Quando adquirir eletrodomésticos escolha os de baixo consumo energético, verifique qual é a eficiência energética do eletrodoméstico que está a adquirir.

Getty Images
Getty Images

5. Desligue da tomada todos os aparelhos que não esteja a utilizar no momento. Basta desligar a ficha da tomada e já está a poupar. Um aparelho pode consumir desde 1W a mais de uma dezena de watts dependendo da idade do aparelho e da eficiência.

vincentq
vincentq

6. Quando passar a ferro tente passar a maior quantidade possível de roupas, o ferro gasta muita energia quando é ligado inicialmente, depois de aquecido o ferro limita-se a ligar e desligar somente para manter a temperatura e por isso consome muito menos energia, alem disso, não exceda as temperaturas. Pode ir testando a diminuir até encontrar uma temperatura mínima adequada.

greg
greg

7. Não deixe o computador ligado, seja em stand-by, a fazer downloads ou simplesmente para estar acessível imediatamente. Pode configurar o computador para se desligar sozinho caso pretenda e não se esqueça de desligar o monitor também.

Anssi Koskinen
Anssi Koskinen

8. Se vive num prédio com elevador e encontra-se próximo da saída, dois ou três andares, tente não usar sempre o elevador. Ok esta dica pode não ter consequências positivas na sua fatura mas vai ajudar a diminuir um pouco os consumos do seu dia-a-dia.

9. Ainda falando em elevadores, se tem por hábito chamar vários elevadores para que um deles chegue mais depressa, não o faça, tenha um pouco mais de paciência.

Aaron
Aaron

10. Se tem iluminação exterior na sua residência que costuma ficar ligada durante a noite toda, tenha certeza que escolhe a lâmpada certa como falado na dica 3. As lâmpadas de LED’s duram mais e gastam menos.

internets_dairy
internets_dairy

Espero que tenha gostado deste artigo e com consiga diminuir a continha da luz, nós por cá vamos continuar a falar deste assunto e de novas maneiras para poupar, esteja atento(a).

Obrigado pela sua visita e não se esqueça de partilhar este artigo com os seus amigos, familiares e colegas, nem imagina o quanto nos ajuda quando o faz.

This Post Has One Comment

Comments are closed.

Fechar Menu